Maquete eletrônica (3D), é um investimento necessário ?
A Maquete Eletrônica ou popularmente chamada de “3D”, é sem dúvidas uma poderosa ferramenta de projeto e não apenas um elemento de visualização.
Engana-se quem acha o 3D um mero “luxo”, algo apenas para visualizar o projeto melhor. No 3D simulamos estudo de volumetria, composição de elementos, texturas, cores, materiais, revestimentos, acabamentos, terraplanagem e até mesmo compatibilidade com projetos complementares, como estrutural por exemplo. Ou seja, a qualidade do projeto é melhorada e diminui as chances ou até mesmo impedindo futuras alterações na obra. “…pois é muito mais fácil mudar no papel do que na obra não é mesmo?”
A maquete eletrônica tem conseguido se consolidar no meio da construção civil ajudando a destacar diversos profissionais que sabem usar a ferramenta de forma correta.
Este recurso se tornou um dos maiores aliados dos profissionais que prazam por entregar projetos de qualidade e fácil visualização.
A maquete eletrônica quer mostras a sensação de estar dentro do ambiente, isso no caso das maquetes que focam o fotorrealismo. É extremamente importante que o cliente consiga visualizar e entender o projeto para que desde a concepção do projeto até a finalização do desenho possa tudo fluir tranquilamente.
Vantagens no uso da maquete eletrônica
Construir uma maquete eletrônica 3D é muito mais barato do que um projeto modelo real, além de levar muito menos tempo. Esta maquete, torna o resultado final do projeto mais visível para o responsável pela sua execução e isso faz com que se economize tempo para finalizar a obra. Quem trabalha com projetos sabe que os clientes mudam de ideia diversas vezes, o que causa alteração nos projetos e nesta parte a maquete eletrônica se torna uma forte aliada.
Fonte: https://www.jotavioarquiteto.com.br/post/importancia-da-maquete-eletronica