Visualização arquitetônica
Conforme o mercado de arquitetura tem se aprimorado de forma extremamente rápida, tanto em relação às suas tendências de design, quanto às tecnológicas, as ferramentas para a exposição destas novidades também se recriaram e se atualizaram. Hoje, o método mais eficiente para obter os melhores resultados é a visualização arquitetônica.
A técnica é usualmente chamada de renderização, que se baseia em um recurso avançado e totalmente digital para criação de projetos de arquitetura em 3D. De forma resumida, ela permite usar o conhecimento do design em propostas tridimensionais, por meio da produção de imagens através de processamentos computadorizados em softwares, colaborando muito com o trabalho dos profissionais do meio.
Conforme o ArchDaily, site de arquitetura mais visitado do mundo, a visualização arquitetônica é uma ferramenta que possibilita traduzir conceitos abstratos em representações concretas e envolventes. Inevitavelmente, a elaboração dessas exibições tão realistas pode ser vista como uma busca pela perfeição, capaz de despertar os mais variados sentimentos em quem as observa. Essa avançada metodologia desempenha um papel cada vez mais decisivo na maneira como os projetos arquitetônicos são desenvolvidos, permitindo criar espaços que ativam as emoções. Assim, além de auxiliar na noção dos ambientes com aspecto mais realístico, ao estar em constante evolução essa ferramenta torna as decisões de projeto mais assertivas.
O Artista 3D ou CGI Artist é o profissional que trabalha com essa técnica digital, também conhecida como Archviz. Ele tem como objetivo primordial ilustrar experiências semelhantes às reais, por meio de softwares específicos. Consumidores finais e escritórios de arquitetura no mundo todo tendem a buscar ajuda desses experientes em renderização 3D, para poder retratar mais fielmente suas ideias e conceitos .
A visualização arquitetônica é um recurso de alta definição, em que seus projetos são quase indistinguíveis das fotografias reais. Um bom exemplo deste avanço da tecnologia na computação gráfica é a capacidade de criar imagens hiperrealistas. A State of Art Academy, respeitada academia italiana por seus cursos de 3D, demonstrou como texturizar e renderizar nuvens, apresentando resultados impressionantes. Isso reforça que a chegada da renderização realmente aumentou a expectativa para os projetos de arquitetura, já que são oferecidas visões de qualidade fotográfica, por meio de um programa digital.
Após essa leitura, não é mais novidade que o mercado da arquitetura está se tornando cada dia mais dependente de imagens realistas, certo? As pessoas desejam visualizar seus desejos do modo mais claro possível. Sendo assim, profissionais que hoje não usam planejamentos renderizados na hora de apresentar suas propostas de projetos, certamente são vistos como atrasados no setor.
Caso esteja disposto a se diferenciar de seus concorrentes, clique neste botão abaixo e aproveite essa oportunidade!
Quero entrar no mundo da visualização arquitetônica! CLIQUE AQUI ->
Fontes: